Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Feriado promete muito calor em SP

19/11/2014 às 13:10
por César Soares

Atualizado em 19/11/2014 às 16h40

Áreas de instabilidade se espalham sobre o Estado de São Paulo vindas de Mato Grosso do Sul e vão aumentar as condições de chuva para todo o Estado. O ar segue bastante quente e a tendência é de sensação de abafamento por conta da chegada de um ar mais úmido vindo de noroeste.

O Estado de São Paulo começou a semana com tempo firme, muito sol e até mesmo um pouco de frio ao longo das madrugadas e manhãs. A chuva se concentrou em poucos lugares, e foi mais presente sobre o norte paulista.

Com os ventos passando a soprar de norte, a tendência é de aquecimento e de um transporte de ar mais úmido para o Centro-Oeste e para o Sudeste.

As imagens do satélite meteorológico mostram a presença de algumas nuvens que ainda não provocam chuva entre a manhã e início da tarde.

O fluxo de ventos nos baixos níveis atmosféricos trazem um ar mais úmido vindo de norte, o que vai favorecer a formação de áreas de instabilidade e chuva sobre a maior parte do Estado de São Paulo. São esperadas rápidas pancadas de chuva entre o final da tarde e o início da noite principalmente, a chuva deverá acontecer de forma localizada.

A presença de umidade ainda vai favorecer a condição de chuva na sexta-feira (20) e no sábado (21), onde novamente há o risco de chuva rápida. No domingo (23) o tempo instável predomina com a passagem de uma frente fria, há o risco de chuva persistente principalmente sobre a faixa leste de São Paulo.

Condição do tempo nas praias

A maior parte do feriado prolongado terá muito sol e calor nas praias de São Paulo. Com a chegada de umidade há o risco de rápidas pancadas de chuva entre a tarde e a noite. As condições de chuva vão aumentar bastante durante o domingo (23) a tendência é de tempo instável com muitas nuvens desde cedo e risco de chuva a qualquer hora. A persistência da chuva faz os acumulados de chuva subirem e de forma pontual pode ocorrer alagamentos.

Praias com pouca onda

Se você vai curtir o feriadão do Dia da Consciência Negra nas praias de São Paulo saiba que o mar estará mais para banhista do que para surfistas. A previsão é de ondas pequenas, que não devem superar 1,0 metro. Confira a previsão completa para a sua praia no Climasurf.

O meteorologista César Soares comentou a mudança do padrão no centro-sul no Climatempo News. Confira no vídeo abaixo.