Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais calor na Grande SP

02/03/2015 às 19:16
por Josélia Pegorim

Atualizado em 03/03/2015 às 09h15

A terça-feira (03) começou com algumas nuvens na cidade de São Paulo e temperaturas mínimas na casa dos 18°C no aeroporto de Congonhas. Ao longo das próximas horas o sol aparece forte e a temperatura sobe rápido. Faz calor em toda a Grande São Paulo e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar tende a cair ainda mais, na segunda-feira (02) o Mirante de Santana registrou índices de umidade relativa do ar de 35%.

Ainda faltam quase três semanas para terminar o verão, mas a presença de uma massa de ar frio polar moderada na costa da Região Sudeste fez com que a temperatura baixasse em todo o Estado de São Paulo.

A parte mais intensa do ar polar está sobre o mar e tende a se afastar do Brasil, mas nesta terça-feira,  todo o Estado de São Paulo ainda vai sentir um ventinho fresco para afastar o calor e a sensação de abafamento da semana passada.

 

Além da queda da temperatura, o ar polar reduziu os níveis de umidade e a pouca chuva esta sendo esperada para esta terça-feira. O dia amanhece com temperatura agradável e novamente um pouco abaixo dos 20°C em grande parte do Estado. Não deve chover sobre o leste do Estado. O sol deve predominar na Grande São Paulo, no litoral, nos vales do Paraíba e do Ribeira. Não há previsão de chuva para a região do Sistema Cantareira.

    Semana termina em temporais e calor

Quem não curte o calor, não deve se animar muito com o ar outonal do início da semana. O ar polar se afasta e o calor volta. A umidade aumenta e a semana deve terminar abafada e com risco de temporais em todo o Estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo.

Programa-se! Aproveite os dias sem o calorão e sem a chuva na região da capital até a quarta-feira. As pancadas de chuva voltam a partir da tarde de quinta-feira.

  Mantiqueira abaixo dos 10°C

Falar em frio é exagero, mas março começou com ares de outono. Na capital, a madrugada de 2 de março foi a segunda mais fria do ano, segundo do Instituto Nacional de Meteorologia, com temperatura mínima de 17,2°C. O recorde atual de menor temperatura de 2015 é de 17,1°C, em 8 de fevereiro. Em Campos do Jordão, a temperatura mínima  foi de 8,2°C, a menor do Brasil nesta segunda-feira. A maioria das cidades paulistas amanheceu com temperatura abaixo dos 20°C.

Além da queda da temperatura, o ar polar reduziu os níveis de umidade e a pouca chuva ocorreu nesta segunda-feira. Na capital, o Inmet registrou até 35% de umidade no ar, um valor baixo para esta época do ano.

 

  Chuva de fevereiro deu apenas pequeno alívio na crise energética Já fotografou o tempo hoje? Previsão de chuva para o Brasil para 15 dias