Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

SP tem sol no feriadão

08/07/2015 às 22:05
por Josélia Pegorim

Muitos paulistas se sentiram incomodados com a falta do sol nos últimos dois dias. Mas as previsões meteorológicas são animadoras para quem quer o sol. As nuvens carregadas estão saindo do Estado de São Paulo e no fim da tarde da quarta-feira, 8 de julho, já foi possível ver até o por do sol em cidades do oeste do estado.

As imagens de satélite mostram a diminuição da nebulosidade sobre o Estado de São Paulo. Da mesma forma como aconteceu no oeste do Estado, as nuvens carregadas vão se afastando das outras regiões paulistas nesta quinta-feira. O sol reaparece a partir desta quinta-feira vai estar presente por na maior parte do Estado durante o feriado prolongado pela em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932, mas a chuva volta em algumas áreas.

Não tem muito frio nos próximos dias. Com a presença do sol, as temperaturas ficam mais agradáveis à tarde, mas as noites e o amanhecer ainda serão frios.

Confira a previsão para o Estado de São Paulo

 

Neblina

Se você for pegar estrada no começo da manhã nos próximos dias, redobre a atenção. Muitos trechos de estradas que cortam o Estado de São Paulo, indo para o interior e para o litoral, podem ficar visibilidade reduzida por causa da neblina. A chuva dos últimos dois dias deixou o ar saturado de umidade. O excesso de umidade é o ingrediente mais importante para a formação da neblina.

 

Chuva de julho supera a média

O Estado de São Paulo ficou dois dias sob a influência de áreas de instabilidade que provocaram chuva em praticamente todas as regiões paulistas. Em alguns locais a chuva foi volumosa e em 24 horas superou a média de chuva normal para julho, que é baixa, pois este é um mês de seca, de pouca chuva. De forma geral, na maioria das regiões de São Paulo, a média de chuva para julho varia de 25 mm a 50 mm. Em algumas áreas no litoral e no sul do Estado, a média de chuva fica em torno dos 100 mm.

Na cidade de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 50,7 mm em 8 dias. Isto representa 14% de chuva acima da média de chuva normal para julho que é de aproximadamente 44 mm.

  

 

O dia começou com nublado, chuvoso e frio, terminou com sol e tempo seco. Foi o que aconteceu na quarta-feira, 8 de julho, na região de Paulicéia, cidade no oeste de São Paulo, às margens do rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

 

                Paulicéia (SP) manhã de 8-7-2015 com chuva e frio por Tsutomu Machino

 

  Paulicéia (SP) por do sol no fim da tarde de 8-7-2015 por Tsutomu Machino

 

 

Um céu coberto de guarda-chuvas: Umbrella Sky Project

 

Você sabe como se forma um furacão?

 

Acompanhe a chuva na Grande São Paulo pelos radares Climatempo-USP