Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul abaixo de zero - geada foi forte no RS e em SC

26/07/2014 às 10:38
por Josélia Pegorim

>
 Como já era esperado, o Sul do Brasil amanheceu muito frio neste sábado. Temperaturas abaixo de zero foram registradas em várias áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.  A menor temperatura no Sul e no Brasil neste sábado foi de 3,8°C abaixo de zero em Urupema, na serra catarinense, registrada pelo Epagri/Ciram, órgão de monitoramento meteorológico do governo de Santa Catarina.
O frio intenso provocou geada até de forte intensidade.  A tabela mostra as temperaturas abaixo de zero registradas neste sábado pelo Inmet e Epagri/Ciram.
Veja onde houve geada e a intensidade do fenômeno, segundo o Inmet
Cambará do Sul RS -1,4°C Forte Lagoa Vermelha RS 1,0°C  Forte Campos Novos SC 1,9°C  Fraca Caxias do Sul RS 2,8°C  Fraca Encruzilhada do Sul RS 3,2°C  Moderada São Luiz Gonzaga RS 3,7 °C Fraca Lages SC -1,5  Moderada Bom Jesus RS -1,0  Forte São Joaquim SC -0,2 Forte Passo Fundo RS 2,1  Moderada Santa Maria RS 3,0°C  Fraca Campo Bom RS 3,4°C  Moderada Pelotas RS 3,5°C  Forte Bagé RS 4,0 °C Fraca Mais frio 
O frio será intenso ainda na madrugada do domingo e ainda há condições para muita geada, que pode se forte e danosa para a agricultura. O sol predomina e quase todo o Sul, mesmo assim a sensação de frio ainda será grande o dia todo. Por que o fio aumenta? O ar polar que já está sobre o Sul será reforçado por outra massa polar que está avançando sobre a Argentina. As duas massas polares se juntam neste sábado e o centro polar, que é a região mais fria, vai passar sobre o Rio Grande do Sul. Por isto, a geada mais intensa e ampla deve ser observada neste estado. As menores temperaturas devem ocorrer nas serras gaúcha e catarinense.
 

FASES DA LUA

  • Minguante
    20/12
  • Nova
    29/11
  • Crescente
    07/12
  • Cheia
    13/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06