Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul do Brasil terá muita chuva nesta semana

28/06/2015 às 10:06
por Fabiana Weykamp

Este fim de semana está sendo marcado por sol e elevação de temperatura no Sul do Brasil. No entanto o tempo vai mudar bruscamente no decorrer da semana.

Nessa segunda-feira (29), o sol ainda aparece na Região, mas áreas de instabilidade vindas da Argentina já provocam chuva no decorrer da manhã na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Entre a tarde e a noite, a chuva avança para as áreas do centro-sul e do norte gaúcho e também para o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Nas capitais e nas demais áreas da Região, a segunda-feira ainda será com tempo firme.

Na terça-feira (30), uma nova frente fria chega à Região e aumenta ainda mais a instabilidade. Há previsão de chuva em praticamente toda a Região e há risco de chuva forte. Apesar desta frente fria já se afastar na quarta-feira (01), novas áreas de instabilidade avançam para o Sul do país e mantêm as condições de chuva em muitas localidades até o fim da semana.

Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que os maiores volumes (entre 70 e 150 mm) são esperados para o centro-norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o centro-oeste do Paraná.

A partir do dia 04 de julho, a chuva dá trégua, mas a temperatura cai de forma acentuada com a chegada de uma forte massa de ar polar. Há possibilidade para a formação de geada em amplas áreas da Região.