Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul do Brasil vai congelar

23/07/2014 às 16:47
por Josélia Pegorim

Dias gelados

Se você gosta de frio, mas daquele friozão mesmo, de ficar encapotado o dia todo, então vá passar o último fim de semana de julho no Sul do Brasil. A temperatura já começou a baixar no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina e do Paraná por causa do tempo chuvoso  desta quarta-feira. Mas é a partir desta quinta-feira que o ar gelado polar começa a entrar com força sobre o Sul fazendo a temperatura cair muito. A combinação será perfeita para esfriar: falta de sol e ar polar.

Ar polar em dose dupla O Sul do Brasil vai esfriar muito nos próximos dias, mas o ar polar vai entrar na Região em duas porções. A primeira massa polar começa atuar sobre o Sul nesta quinta-feira e seu centro (região mais fria) vai passar sobre o Rio Grande do Sul entre a sexta-feira e o sábado. A segunda dose de ar polar vai reforçar o frio já durante o sábado e vai manter a atmosfera gelada no Sul até o começo da semana que vem. Neve

Com o forte resfriamento esperado para esta quinta-feira e a o ar muito úmido, há uma possibilidade de nevar entre a noite da quinta-feira (24) e a manhã de sexta, 25 de julho. Mas o chance de nevar desta vez não pode ser comparada ao que era observado nesta época no ano passado, quando a neve cobriu grandes áreas dos três estados do Sul entre os dias 22 e 23 de julho de 2013. Agora, a possibilidade de nevar é considerada apenas nas cidades mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como São José dos Ausentes, Urubici e São Joaquim.

Geada forte Se a chance de nevar é baixa, o risco de geada é muito alto. Com o centro do ar polar passando exatamente sobre o Sul do Brasil, toda a Região terá frio intenso até a segunda-feira, com noites gélidas e tardes também muito frias, mesmo com a presença do sol. Temperaturas abaixo de zero devem voltar a ocorrer nos três estados especialmente ao amanhecer do sábado e do domingo. A geada nestes dois dias deve ser generalizada e até com forte intensidade em muitas áreas do Sul. Não deve gear no norte do Paraná e nem no litoral. Bom frio! Não esqueça o gorro, a luva e o cachecol!