Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul esquenta no feriadão

03/06/2015 às 14:37
por Josélia Pegorim

As últimas madrugadas foram geladas no Sul. Os termômetros marcaram temperaturas próximas e até abaixo zero nas cidades serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na madrugada de quarta-feira, a temperatura chegou aos 4,0°C abaixo de zero em Urupema, no alto da serra catarinense. Esta é a menor temperatura em 2015 no Brasil até agora.

 

Temperatura sobe

O frio certamente é um atrativo todo especial para o turismo no Sul, mas não é isto que vai predominar no feriadão de Corpus Christi. A tendência é de aquecimento. Ainda vai sobrar um friozinho durante a noite, mas as tardes ficam até quentes.

Não há mais expectativa de geada, mas quem for pegar a estrada deve ter muita atenção com a neblina no começo da manhã, especialmente nas estradas que vão para cidades serranas.

Uma grande massa de ar quente e seco ganha força sobre o Brasil durante o fim de semana prolongado. Ao mesmo tempo, o ar polar que estava no Sul vai para o mar e se afasta da Região. Sai ar polar e entra ar quente, e o resultado final será a sensação de um pouco de calor na maior parte do dia.

Chuva bloqueada

Além de esquentar o ar, esta massa de ar quente e seca vai causar um bloqueio na atmosfera dificultando a expansão das nuvens de chuva. Até o domingo, 7 de junho, duas frentes frias vão passar pelo Rio Grande do Sul, mas com o bloqueio, as nuvens carregadas não vão conseguir chegar a Santa Catarina e nem ao Paraná. Assim, estes dois estados terão predomínio de sol no feriadão. As praias também vão ficar com sol e temperatura em elevação.

Já no Rio Grande do Sul, a tendência é de muitas nuvens e chuva frequente durante todo o fim de semana prolongado. Há risco de raios e de chuva moderada a forte.

Frio abaixo zero e geada no Sul