Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul tem mais tempestades nesta quarta-feira

14/07/2015 às 15:06
por Josélia Pegorim

A chuva no Sul do Brasil vai continuar generalizada e volumosa por quase toda a Região nesta quinta-feira. A forma como os ventos estão soprando em diversos níveis de altitude e a intensidade dos sistemas de alta pressão atmosférica que estão na Argentina e sobre o Brasil causam um bloqueio das nuvens carregadas sobre a Região Sul.

Uma frente fria avança devagar pelo litoral da Região e nesta quarta-feira continua ao largo do litoral de Santa Catarina. A alta pressão polar (massa de ar polar) que veio com esta frente fria não tem força para mover a alta pressa subtropical (massa de ar seco e quente) que predomina sobre o Brasil.

O ar polar passa pelo sul do Rio Grande do Sul diminuindo a temperatura e a nebulosidade. Pode até gear na quarta e na quinta-feira na fronteira com o Uruguai. Mas esta massa polar segue para o mar e o ar frio nem consegue chegar com força ao Paraná.

Até a quinta-feira ainda vai chover muito no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

 

 

 

Ar seco ganha força no Sul

A forte massa de ar seco que predominar sobre o Brasil ganha força sobre o Sul no fim de semana e vai dissipar a instabilidade sobre Santa Catarina e Paraná. Mas Outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul e chuva vai aumentar no Estado.