Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Super tufão Vongfong ameaça o sul do Japão

08/10/2014 às 14:42
por César Soares

Conforme o previsto, o tufão Vongfong ganhou força e passa a ser um super tufão com risco de atingir o sul do Japão. O sistema tem previsão de chegar na costa sul japonesa em menos de uma semana após a passagem do tufão Phanfone por Tóquio.

Segundo informações da Agência Meteorológica Japonesa (JMA - sigla em inglês) o centro de baixa pressão atmosférica está em 900hPa, os ventos médios sustentados são de 210 km/h e as rajadas máximas são de 305 km/h.

Segundo a escala Saffir-Simpson, de furacões, o sistema seria classificado como um categoria 5, o valor máximo da escala.

Ainda segundo a JMA, o sistema é classificado como violento e avança para noroeste com velocidade de 10km/h. O tufão ameaça atingir o sul do Japão, mas tende a perder sua intensidade ao longo dos próximos dias. A região de Kyushu já está em estado de atenção, asim como Shikoku e Kinki.

Comparando com o Tufão Haiyan

Surgiram diversas comparações do Tufão Vongfong com outro que atingiu as Filipinas em 8 de novembro de 2013. Trata-se do Tufão Haiyan que teve um período de vida 3 a 11 de novembro de 2013.

Pelos dados da JMA é possível ver que o sistema Haiyan foi muito mais intenso do que o Vongfong, apesar deste ser também um sistema muito forte.

Na imagem do satélite meteorológico, os tons em cinza muito próximos ao centro indicam topos de nuvens muito maiores do que o satélite consegue medir.

O meteorologista César Soares mostrou a diferença entre os sistemas Haiyan e Vongfong no Climatempo News.