Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Recordes de frio no Brasil - 7 de abril

07/04/2015 às 17:06
por Josélia Pegorim

A combinação de ar polar, ventos moderados e de muita nebulosidade fez com que várias capitais do centro-sul do Brasil registrassem a tarde mais fria do ano até agora. São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba foram as capitais que tiveram este recorde nesta terça-feira, 7 de abril. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em São Paulo foi de apenas 20,0°C. No Rio de Janeiro, a máxima foi de 25,6°C em Curitiba, a máxima foi de 19,2°C. Às 17 horas, na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo, a sensação térmica era de 10°C. A temperatura real do ar era de 16°C.

  Madrugada mais fria do ano Vários recordes de frio foram registrados no centro-sul do Brasil por causa da influência desta nova massa de ar polar. Esta massa polar tem uma intensidade moderada, comum para o mês de abril. A madrugada de terça-feira foi a mais fria em 2015, de forma geral, no Sul e também em áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. As três capitais dos Estados do Sul, São Paulo e Campo Grande tiveram nesta terça-feira, 7, a mais baixa temperatura de 2015 até agora.  

O frio provocou geada na serra de Santa Catarina. Em Urupema, o instituto catarinense Epagri/Ciram registrou 1,0°C em Urupema. Esta é a menor temperatura no Brasil em 2015, até o momento, registrada por órgãos oficiais de meteorologia e monitoramento climático.

Vai esfriar mais? O centro do ar polar, que é a região mais fria de uma massa polar, estava perto de Buenos Aires, na Argentina, na manhã do dia 7 de abril. A tendência é de que este centro polar avance nesta quarta-feira para o litoral da Região Sul do Brasil. Assim, o frio desta massa polar vai se espalhar um pouco mais pelo centro-sul do país. A temperatura cai um pouco mais nesta quarta-feira e poderá bater novos recordes. A meteorologista Josélia Pegorim explica como o frio atua em relação ao centro da massa polar.     Calcule você mesmo a sensação térmica de frio de calor O que é a sensação térmica?