Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tarde mais seca do ano em São Paulo

29/01/2014 às 20:58
por Josélia Pegorim

Tarde mais seca de 2014 A tarde desta quarta-feira, 29 de janeiro de 2014, foi a mais seca do ano na cidade São Paulo. Às 16 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 24% de umidade relativa do ar no Mirante de Santana, na zona norte da capital. No dia 10 de janeiro, a umidade neste horário foi de 35%. Nesta quarta-feira, o aeroporto de Congonhas registrou 15%. O Campo de Marte, na zona norte da capital,  e o aeroporto de Guarulhos registraram 17% de umidade.

Os níveis de umidade relativa do ar observados na tarde desta quarta-feira foram muito baixos e poucas vezes são ocorrem no verão. São níveis comuns nos meses de inverno. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde, a região da Grande São Paulo entrou em situação de alerta, por causa da secura do ar. A situação de alerta é determinada para níveis de umidade entre 12% e 20% Secura e calor vão continuar A acentuada queda da umidade do ar nesta quarta-feira é umas das consequências da intensa subsidência do ar provocada por um grande sistema de alta pressão atmosférica que está atuando sobre a Região Sudeste. O centro deste sistema, que é a região mais forte, está sobre o ar, mas próximo do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A subsidência, que é um movimento do ar de cima para baixo, faz com que o ar fique mais seco. A redução da umidade diminui a formação das nuvens.

A Grande São Paulo vai continuar sob a influência desta alta pressão por mais alguns dias. Os níveis de umidade vão permanecer abaixo do normal para o verão. Pouca chuva é esperada até o domingo.