Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tempestade em Itajaí (SC): 100 mm em 2 horas

04/03/2014 às 19:55
por Josélia Pegorim

A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, na região do vale do Itajaí, sofreu com uma forte tempestade no final da tarde da terça-feira de Carnaval.

As nuvens muito carregadas que passaram sobre a cidade despejaram 100,2 mm de chuva em apenas 2 horas, entre 16h e 18h. Foram 38,8 mm de chuva entre 16h e 17h e mais 61,4 mm entre 17h e 18h. As medições foram feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A sequência de imagens do radar meteorológico do Morro da Igreja, operado pela Aeronáutica, mostra os núcleos (manchas vermelhas) de chuva forte que passam sobre Itajaí que está dentro do círculo desenhado.

A quantidade de chuva que caiu sobre Itajaí em 2 horas foi extremamente elevada e suficiente para causar grandes alagamentos e transbordamento repentino de rios. Parte da forte área de instabilidade que passou sobre Itajaí provocou chuva intensa também sobre Rio Negrinho, onde choveu 41,4 mm entre 15h e 16h. Mais chuva Santa Catarina e o Paraná podem ter mais tempestades nesta quarta-feira. Uma frente fria com um ciclone extratropical se organizou entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai. O ciclone (área de baixa pressão) desloca-se para o mar enquanto as áreas de instabilidade da frente fria ficam sobre o Sul provocando chuva. A frente fria avança para o Sudeste na quinta-feira e as condições para chuva diminuem sobre a Região Sul. O Sul do Brasil termina a semana com noites um pouco frias e tardes quentes.