Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tufão Rammasun segue para as Filipinas

14/07/2014 às 09:45
por César Soares

Um novo tufão se desenvolveu sobre o Pacífico Equatorial Oriental e segue em direção às Filipinas. O sistema conhecido como Rammasun já tem intensidade correspondente a categoria 1 de furacão da escala Saffir-Simpson. A agência meteorológica japonesa (JMA - sigla em inglês), já adverte para a intensidade dos ventos e da chuva.

 

No momento a tempestade se desloca para oeste com uma velocidade de aproximadamente 30 km/h. Os ventos médios tem intensidade de até 120 km/h e as rajadas máximas chegam aos 145 km/h. É estimado que o centro de baixa pressão atmosférica tenha 975 hPa.

As regiões avermelhadas da imagem de satélite indicam uma maior concentração de nuvens, nesta região há tempestades, o amarelo indica um concentração menor de nuvens e com topos mais baixos, a chuva tem intensidade moderada e as áreas azuis chuva fraca.

 

Previsões indicam que o sistema ainda pode ganhar mais força ao passar pelas Filipinas. Há o risco inclusive de que ele chegue ao que corresponde a categoria 2 da escala Saffir-Simpson ao se aproximar de Taiwan e de Hong Kong na China.

Não é a primeira vez que este nome é utilizado para um tufão no Pacífico. No ano de 2002 e de 2008 outros tufões também foram batizados com o mesmo nome.