Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tempo comportado na África do Sul (por enquanto)

01/07/2010 às 18:36
por Josélia Pegorim

Na c
obertura jornalística da Copa 2010, o frio da África do Sul é notícia quase todo o dia. Mas o vento nas cidades litorâneas também foi destaque várias vezes. O frio e ar muito seco são condições que têm predominado no interior do país nesta Copa 2010. Nas cidades litorâneas, as variações do tempo foram maiores, por conta das várias frentes frias que já passaram pela costa da África do Sul. Todas fazem o mesmo caminho: avançam do Atlântico Sul para o Oceano Índico, tendo maior ou menor influência nas áreas litorâneas onde estão a Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Druban. O vento forte da costa sul africana é famoso e ainda poderá dividir as manchetes nesta Copa. Mas não será no jogo do Brasil contra a Holanda e nem de Uruguai contra Gana. No sábado, Argentina e Alemanha se enfrentam na Cidade do Cabo, mas também não devem ser atormentados pelo vento. As análises meteorológicas feitas por supercomputadores indicam um pouco de chuva nesta sexta-feira apenas no norte/nordeste da África do Sul. Pode chover na região de Polokwane Uruguai e Gana jogam em Joanesburgo, que deve receber ventos mais úmidos. A temperatura deve ficar entre 12º e 9ºC no decorrer do jogo. O aumento umidade do ar vai diminuir o desconforto, porque além do frio, o ar tem estado seco demais por lá, como em quase toda a África do Sul. Está bem mais seco do que no Brasil. Brasil e Holanda se enfrentam em Porto Elizabeth e o tempo vai ajudar. A expectativa é de pouco vento na hora do jogo, que não deve superar os 20 km/h. A temperatura fica agradável, entre 20ºC e 23ºC.

Mais frio no sábado

Uma frente fria se aproxima da costa oeste da província do Cabo e poderá aumentar a nebulosidade e o vento na Cidade do Cabo, onde jogam Alemanha e Argentina. Mas não deve ocorrer ventania e a chance de chuva é baixa. A temperatura durante o jogo deve estar amena, entre 15ºC e 13ºC. Paraguai e Espanha fazendo o outro jogo das quartas finais em Joanesburgo. A noite do sábado será mais fria do que a sexta-feira. A temperatura na hora do jogo deve variar de 10ºC a 8ºC. O ar fica mais seco e não chove

Frente fria complica o tempo nas semi-finais

Se depender do tempo, o jogo da semi-final da Copa 2010 na terça-feira, 6 de julho, na Cidade do Cabo, poderá ser ainda mais tenso. As análises meteorológicas avançadas feitas por supercomputadores estão indicando a chegada de uma frente fria (das grandes!) na África do Sul. As bandas de chuva devem entrar em cheio na Cidade do Cabo. Só que desta vez será chuva com vento forte. A previsão inicial indica uma temperatura entre 10ºC e 13ºC para o horário do jogo, mas com o vento, a sensação térmica será de mais frio.

Final da Copa 2010 com frente fria no Brasil

Enquanto, a secura impera por quase todo o Brasil. Mas no fim da semana que vem, as coisas vão começar a mudar por aqui também. Uma frente fria (das grandes!) deve ter força para avançar pelo centro-sul do Brasil, trazendo chuva para parte do Sudeste e do Centro-Oeste. O bloqueio causado pela enorme massa de ar seco que está sobre o país será quebrado parcialmente. Ainda é cedo para avaliar com confiança o frio e as áreas que poderão ter chuva forte. Mas uma mudança vem sendo indicada há alguns dias: se o Brasil for para a final, os paulistas devem torcer (e talvez comemorar) debaixo de chuva.