Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tempo firme na Maratona de Buenos Aires

04/09/2014 às 15:21
por César Soares

No domingo (07 de setembro), irá acontecer a Maratona de Buenos Aires. O evento é uma das principais provas de atletismo da América do Sul.

E após uma quinta-feira (04) com grandes nuvens no céu, chuva com intensidade de moderada e forte, rajadas de vento de até 70 km/h, os corredores enfrentarão condições atmosféricas completamente diferentes.

O avanço do ciclone extratropical para o Oceano Atlântico, vai afastar as áreas de instabilidade sobre a capital argentina. O predomínio será de tempo firme para a prova que terá início às 7h30. No entanto, os ventos irão soprar de sul trazendo o ar um pouco mais frio para a região. Os atletas terão de se preocupar com as temperaturas mais baixas no início da prova e que não vão subir tanto ao longo da corrida, a máxima fica na casa dos 20°C.

O tempo firme trará um outro "vilão" aos atletas. A incidência de raios ultravioletas será maior, desta forma o protetor solar é indispensável tanto aos maratonistas profissionais quanto aos amadores.

O ar ficará bastante seco, e a hidratação será de extrema importância durante a prova.

Deslocamento para a prova

Aos esportistas que pretendem ir para Buenos Aires competir na Maratona de Buenos Aires saindo do Brasil devem encontrar problemas na ponte aérea. O avanço do ciclone extratropical vai organizar grandes nuvens de chuva sobre a Região Sul desde a sexta-feira (05). Os grandes topos de nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) podem acarretar em turbulência e até mesmo em cancelamento de voos.