Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tempo muda em São Paulo nesta semana

19/07/2015 às 16:27
por Fabiana Weykamp

O estado de São Paulo, de maneira geral, vem enfrentando dias de sol forte, calor e tempo seco. Ao longo desta semana, no entanto, uma nova frente fria deve provocar mudanças no tempo não somente na Capital paulista, mas no interior do Estado também.

 

A segunda-feira ainda será de tempo firme e sol forte em todas as áreas paulistas, com bastante calor e umidade ainda em queda à tarde. Aliás, a falta de chuvas e os ventos calmos têm favorecido o aumento na concentração de poluentes na atmosfera, prejudicando desta forma a qualidade do ar. No entanto, o calor, a secura e o ar poluído já estão com dias contados!

 

A formação e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de Santa Catarina na segunda-feira, dará origem a uma frente fria, que deve avançar pelo litoral paulista ao longo da próxima terça-feira. O sul e oeste paulistas podem já amanhecer com chuva, enquanto no litoral, Capital, região central e faixa leste, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e entre a tarde e a noite voltam a ocorrer pancadas isoladas de chuva, que podem vir com raios e rajadas de vento moderadas (entre 35 e 54 km/h).

 

Mas é na quarta-feira que o tempo muda de vez!

 

Após a passagem do sistema frontal, os ventos vão soprar de forma constante do mar em direção à faixa leste paulista, por isso teremos um dia encoberto, com chuva no decorrer do dia em todo o centro-sul e leste paulistas. A temperatura também vai cair bastante e os paulistas e paulistanos finalmente sentirão frio novamente. No centro-oeste, apesar do aumento de nebulosidade e queda da temperatura, o tempo permanece firme.

 

A semana ainda deve terminar com chuva, pois novas áreas de instabilidade vão se formar e continuarão mantendo a chuva em grande parte do Estado.

  

 

 

Figura 1: Acumulados de chuva previstos para a semana.