Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tempo muda novamente no Rio Grande do Sul

18/07/2015 às 15:49
por Vitor Kratz

Uma nova frente fria começa a avançar sobre a Região Sul neste domingo, e começa a influenciar o Rio Grande do Sul. O Estado gaúcho teve apenas um dia de tempo firme e de descanso da chuva que provocou grandes estragos e alagamentos no Estado, e o tempo já começa a mudar novamente a partir do domingo. Há previsão de chuva até a próxima terça-feira e há risco de chuva volumosa em todo o Estado.

 

No domingo, há previsão de chuva forte no sul, na fronteira e no centro do Estado. Na segunda-feira, previsão de chuva forte no centro, no oeste, no norte gaúchos, na Serra e na Capital. E na terça-feira, a chuva continua forte na Serra, no litoral norte do Estado e na Capital.

 

Em Porto Alegre, o acumulado previsto até a terça-feira fica em torno dos 75mm, lembrando que já choveu cerca de 164mm na medição oficial da estação convencional do INMet e a média de chuva para o mês é de 122mm, ou seja, já choveu cerca de 34% acima da média, sem o acumulado previsto para esta semana.

 

 

Figura 1: Acumulado de chuva previsto para o Sul.

 

Porém, grande parte do Rio Grande do Sul está com chuva abaixo da média, por enquanto, pois deverá ser alcançado com a chuva desta semana.

 

Abaixo vemos o mapa de anomalia de chuva para este mês de Julho até o dia 17, observamos o centro-sul do Estado com chuva ainda abaixo da média. 

 

Figura 2: Anomalia de chuva na região Sul