Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tempo na hora do acidente

13/08/2014 às 13:48
por Aline Tochio

Desde o fim da semana passada, a Climatempo já vinha prevendo a entrada da frente fria que mudou o tempo nesta quarta-feira no Estado de São Paulo. Assim como era previsto, a chuva começou ainda pela manhã na região da Baixada Santista.

De acordo com dados da base aérea do Guarujá, a chuva começou às 07 horas da manhã, com fraca intensidade. Às 09 horas a chuva se intensificou e veio com moderada intensidade. A chuva e a formação de névoa por causa do excesso de umidade restringiram a visibilidade horizontal no aeroporto, que registrou visibilidade de 4000 metros. Às 10 horas, horário aproximado do acidente com o candidato à Presidência da República Eduardo Campos, a base aérea ainda registrava chuva moderada e névoa, e a visibilidade horizontal caiu mais, para 3000 metros, reduzindo ainda mais às 11 horas, para 2000 metros.

A figura abaixo mostra a imagem das 10h06 (horário local) do radar meteorológico de São Roque, operado pela Aeronáutica. É possível ver manchas verdes sobre a Baixada Santista, indicando a chuva moderada.

A imagem de satélite abaixo (10h15, horário local) mostra a região da Grande SP e Baixada Santista com nuvens (manchas verdes e amarelas) e as nuvens mais pesadas (em tons azuis) vindo do sul de São Paulo.

Quando a visibilidade horizontal está sem restrições, os aeroportos costumam registrar 9999 metros. O aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo, tinha visibilidade de apenas 1900 metros às 10 horas da manhã, com chuva fraca. Segundo o portal da Infraero, nenhum voo foi cancelado ou atrasado devido a problemas meteorológicos.

Em superfície o vento estava soprando fraco, com velocidade entre 10 e 20 km/h. De acordo com a sondagem meteorológica das 09 horas da manhã desta quarta-feira na cidade de São Paulo, o vento soprava um pouco mais forte em altitude entre 2000 e 3000 metros, com velocidade entre 50 e 60 km/h.

Veja o que diz o meteorologista César Soares: