Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais à vista para o Sudeste

09/12/2014 às 16:55
por Josélia Pegorim

As condições para chuva forte aumentam nos próximos dias sobre a Região Sudeste por causa da chegada de uma frente fria. A área de baixa pressão atmosférica associada a esta frente fria se intensifica no oceano, na altura do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Esta frente fria traz pouco ar polar, mas a baixa pressão terá grande influência nas condições do tempo no Sudeste. A presença da baixa pressão vai facilitar o crescimento de nuvens bastante carregadas, com maior potencial para temporais.

 
Pompéia (SP), em 7-12-2014, por Rafael
O ar muito quente e úmido que predomina sobre o Sudeste já facilita a ocorrência das pancadas de chuva até a quinta-feira, 11, em grande parte da Região. Mas entre a sexta-feira, 12, e o domingo, 14 de dezembro, com a influência da baixa pressão, a chuva fica mais frequente e volumosa.

 Várias áreas no leste e sul de São Paulo, onde estão o litoral sul e o vale do Ribeira, a Grande São Paulo, as áreas entre o Sul de Minas e o vale do Paraíba paulista devem acumular em torno dos 100 milímetros. Esse volume é suficiente para provocar enchentes e inundações. Além disso, rajadas de vento também podem ocorrer nessas áreas A meteorologista Josélia Pegorim alerta para os temporais e mostra quais as regiões que devem receber os maiores volumes de chuva.