Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventania no Paraná

02/01/2015 às 10:55
por César Soares

Atualizado em 02/01/2014 às 14h15

Segundo informações do aeroporto de Maringá, a tarde da sexta-feira (02) é marcada pela ventania e chuva forte. As rajadas de vento chegaram aos 88 km/h. Em Curitiba o vento já chega aos 50 km/h.

Nuvens carregadas avançam de Santa Catarina em direção ao Estado paranaense formando uma linha de instabilidade segundo informações do radar meteorológico do SIMEPAR.

A passagem de uma forte frente fria pela Região Sul do Brasil favorece a organização de áreas de instabilidade e provocam temporais em diversas áreas.

Nesta sexta-feira (02) a organização de nuvens carregadas ocorre sobre o Estado de Santa Catarina, mas no final da tarde de quinta-feira (01) uma forte linha de instabilidade se formou desde a Fronteira Oeste Gaúcha até a região da Campanha. Segundo informações do radar meteorológico de Santiago-RS, houve a presença de chuva forte.

Por conta do forte calor e da chegada de um ar bastante úmido, ocorreu o favorecimento na formação de nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) organizadas em um sistema conhecido em meteorologia como linha de instabilidade.

As linhas de instabilidade dão origem às chamadas frentes de rajadas quando ao avançarem forçam o ar da superfície a subir. Dessa forma há a presença de ventania. Foi o que aconteceu com o município de Santa Rosa no Noroeste Gaúcho, com o avanço da frente de rajada, os ventos alcançaram os 132 km/h segundo informações da estação autoimática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A animação das imagens do satélite meteorológico mostram o espalhamento de nuvens carregadas nos tons em vermelho, branco e azul sobre áreas do noroeste do Rio Grande do Sul e oeste catarinense.

Para ver mais imagens de satélite de todo o Brasil, clique aqui

Com o avanço da chuva para áreas catarinenses, os volumes acumulados subiram bastante. Veja na tabela abaixo os maiores volumes acumulados de chuva em toda a Região Sul nas últimas 24 horas, contando desde às 10h da manhã de 01 de janeiro até 02 de janeiro de 2015.

Temperatura cai no Rio Grande do Sul e ainda chove em Santa Catarina e Paraná no fim de semana

O tempo vai ficar firme em todo o Rio Grande do Sul ao longo do fim de semana, com o predomínio de um céu com poucas nuvens a tendência é de queda da temperatura mínima.

A maior nebulosidade ainda vai provocar chuva em Santa Catarina e no Paraná durante o fim de semana. O céu ficará com muitas nuvens o que impede a entrada de grande parte dos raios solares, e sendo assim a temperatura máxima cai um pouco. Ainda há a possibilidade de novos temporais.

Veja também a previsão do tempo para as praias no primeiro fim de semana de 2015 em todo o Brasil!