Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva volumosa no RS

06/10/2014 às 06:57
por Aline Tochio

Atualizado em 06/10/2014 às 14h55

A presença de uma frente fria organiza diversas áreas de instabilidade e provoca chuva em diversas áreas do oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A imagem do satélite meteorológico mostra as nuvens carregadas chegando ao Estado gaúcho nos tons em branco.

Os volumes de chuva se elevaram muito. Em São Borja, os acumulados chegaram aos 107mm em 24 horas.

O Rio Grande do Sul está recebendo temporais desde o último domingo, devido à formação de algumas instabilidades. Uma pequena área de baixa pressão atmosférica entre o Estado e a Argentina e a aproximação de uma frente fria com estrutura organizada em todos os níveis da atmosfera formaram nuvens carregadas, que já provocaram muita chuva nas áreas do oeste gaúcho.

Segundo medições do INMET, a cidade de São Borja foi a mais atingida pela chuva. Nas últimas 24 horas (entre 06 horas de domingo e 06 horas desta segunda), já foram acumulados quase 111 milímetros. Em Quaraí a chuva chegou a 57 milímetros e entre 35 e 40 milímetros em Dom Pedrito e Uruguaiana no mesmo período. A imagem abaixo é dos radares meteorológicos operados pela Aeronáutica, às 06h36, horário local. É possível ver pequenas áreas de chuva forte (em tons vermelhos) no oeste do Rio Grande do Sul, e uma grande área de chuva moderada (amarelo).

A frente fria enfraquece na terça-feira (07), mas ainda consegue organizar nuvens e provocar garoa no norte gaúcho e sul do Paraná. O tempo seco predomina na quarta-feira (08) e somente a Fronteira Oeste deve ter chuva rápida a partir da tarde. Na quinta-feira (09) uma nova frente fria parra pelo Rio Grande do Sul e vai provocar chuva forte.