Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais deixam o sul da França em alerta

29/09/2014 às 16:37
por César Soares

Fortes áreas de instabilidade se espalharam pela região de Monpellier, sul da França e provocaram fortes temporais. Diversos alagamentos foram registrados pelas agências de notícias internacionais. Na imagem do satélite meteorológico do EUMETSAT as áreas em branco indicam a presença de nuvens carregadas que provocaram chuva.

Segundo informações da Meteo France, os volumes de chuva chegaram aos 200mm acumulados em 24h. Essa condição favorece os alagamentos e extravasamentos de rios.

As regiões de Pyrénées-Orientales et l'Aude e de L'Hérault entraram em estado de alerta. Os municípios de Hérault e de Puechabon registraram taxa de chuva de até 85 mm/h segundo informações do radar meteorológico. Nesta área o acumulado de chuva chegou aos 180mm em menos de 3 horas.

Os ventos úmidos que sopram do mar em direção ao continente ainda favorecem a formação de novas áreas de instabilidade e mantém a condição de chuva sobre o sul da França. A tendência ao longo da semana é de enfraquecimento, uma vez que a temperatura sofre uma queda.