Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Bahia ainda pode ter chuva forte

17/11/2014 às 09:36
por Aline Tochio

Atualizado às 18h12 de 17/11/2014 Duas frentes frias avançaram até o Nordeste em uma semana. A primeira provocou chuvas fortes e volumosas sobre cidades do centro-oeste e sul da Bahia na semana passada. A segunda frente fria começou a tingir o sul da Bahia no fim de semana e nesta segunda-feira avançou até Sergipe e Alagoas.    Na Bahia, a chuva dos últimos dias causou alagamentos, enchentes e deslizamento de terra.     As imagens de satélite mostram que várias áreas com nuvens carregadas se espalham pelo interior do Nordeste, mas especialmente sobre a Bahia, no Piauí e no Maranhão. Mas com o deslocamento da frente fria até o litoral de Sergipe e de Alagoas, nuvens de chuva forte (manchas) vermelhas crescem também nestes estados.   Segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuva em 24 horas chegaram perto de 100 milímetros entre o centro-oeste da Bahia e passaram desta marca no interior do Piauí. Confira na tabela abaixo a chuva acumulada entre 15h de 16 de novembro e 15h de 17 de novembro. Chuva acima da média

Em alguns locais da Bahia e do Piauí  choveu em poucos dias mais  do que normalmente choveria durante todo o mês de novembro.  No mapa de anomalia (diferença em relação à média), as manchas em azul representam chuva acima da média. Os tons de alaranjado indicam chuva abaixo da média.

Mais chuva

As instabilidades vão permanecer espalhadas sobre o Nordeste nas próximas 48 horas. Novas áreas de nuvens carregadas ainda podem se formar até a noite de quarta-feira provocando fortes pancadas de cuva em vários locais do Nordeste.

Todo o Estado do Piauí e o centro-oeste da Bahia ainda ficam sujeitos a temporais. O mapa abaixo mostra a estimativa de chuva até o fim da semana para o Nordeste. As manchas em verde forte indicam mais de 100 mm acumulados.