Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais em Porto Alegre (RS)

17/07/2014 às 09:18
por César Soares

Fortes áreas de instabilidade que são reforçadas pela presença de uma frente fria provocam temporais em grande parte do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo informações dos radares meteorológicos de Canguçu e de Santiago, ambos operados pela aeronáutica, a intensidade da chuva vai de forte a moderada com pontos muito fortes. No momento, a capital Porto Alegre também começa a registrar pancadas de chuva com forte intensidade.

 

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Santiago, no noroeste gaúcho, já registrou um total acumulado de 20mm em apenas 2 horas. Desde as 6 da manhã de hoje até o meio dia, a estação de Bagé já registrou 33,6mm. Na fronteira oeste as rajadas de vento já alcançam os 60 km/h. A cidade de Porto Alegre já começa a registrar um aumento de nebulosidade e há o risco de temporais ao longo das próximas horas.

 

A imagem de satélite mostra uma grande densidade de nuvens nas áreas alaranjadas, as áreas em amarelo indicam uma concentração de nebulosidade menor que é capaz de provocar chuva moderada, as áreas em azul indicam poucas nuvens e sem grande profundidade na atmosfera.

Nesta quinta-feira (17) ainda há o risco de chuva generalizada sobre o Rio Grande do Sul. O avanço da frente fria ainda é capaz de provocar pancadas de chuva com intensidade entre moderada e forte, inclusive sobre a capital Porto Alegre. São esperados grandes volumes de chuva, que podem acarretar em alagamentos e extravasamentos. Como já choveu bastante na região ao longo dos últimos dias, há potencial para inundações e deslizamentos de terra.

A partir da sexta-feira (18) a frente fria avança e o ar mais seco começa a predominar sobre o Estado gaúcho. Apesar da nebulosidade, não há previsão de chuva e volta a fazer frio.