Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais no Rio Grande do Sul

25/08/2014 às 10:30
por César Soares

A aproximação de uma frente fria organiza melhor as áreas de instabilidade e trás chuva para o Rio Grande do Sul. O contraste entre a massa de ar mais seco e quente que estava na região e o ar mais frio e úmido que vem de sul, favorece a formação de grandes nuvens carregadas e provocam  temporais em algumas áreas.

As informações do radar meteorológico do Canguçu mostram a presença de chuva com intensidade de moderada a forte. Devido a profundidade de algumas nuvens, há a presença de raios. As rajadas de vento já chegam aos 75 km/h em Rio Pardo, segundo informações da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia.

A frente fria vai avançar para as demais áreas de Região Sul ao longo das próximas horas. Como ela se desloca rapidamente, os volumes acumulados não são tão elevados. Há o risco de chuva forte acompanhada de raios e rajadas de vento acima dos 40 km/h em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-oeste do PR. Em Curitiba, as pancadas de chuva vão começar entre o fim da tarde e o início na noite.

A partir da terça-feira (26) as áreas de instabilidade se afasta aos poucos do Sul. O tempo volta a ficar mais firme, mas os ventos de origem polar vão fazer a temperatura cair. Esta semana será marcada pela volta do frio.