Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor e temporais no Sul do Brasil

09/01/2015 às 15:06
por César Soares

Atualizado às 21h35 de 9-1-2015

Ventania no Rio Grande do Sul 95 km/h

Nuvens muito carregadas passaram sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuva forte com ventania. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajada de 95 km/h , às 19 horas em Mostardas,  no litoral, onde choveu 27,2 mm em apenas 1 hora, entre 18 e 19 horas. Os temporais atingiram novamente a Grande Porto Alegre. Em Campo Bom, uma rajada chegou aos 88 km/h, às 19 horas. Em Rio Pardo e em Canguçu, o Inmet registrou rajadas de 84 km/h às 17 horas. Em Bagé houve rajada de 79 km/h, às 15 horas, e em Quaraí de 78 km/h, às 19 e às 20 horas. Em Frederico Westphalen choveu 31,4 mm entre 19 e 20 horas.    

Uma grande massa de nuvens carregadas avança pelo oeste do Rio Grande do Sul e organiza uma linha de instabilidade que provoca temporais ao passar por áreas da Campanha, Oeste e Noroeste gaúcho. Segundo informações do radar meteorológico da aeronáutica em Santiago-RS, os tons em vermelho indicam a presença de chuva forte.

As imagens do satélite meteorológico mostram a presença das áreas de instabilidade avançando sobre Estado gaúcho.

Segundo informações das estações automáticas do INMET, em Santiago, mesma cidade em que está o radar meteorológico, choveu 17,6mm em apenas uma hora. O aeroporto de Santa Maria registrou rajadas de vento de 75 km/h.

Fim de semana com mais chuva no Estado gaúcho

O Rio Grande do Sul terá mais chuva ao longo do fim de semana. A aproximação de uma nova frente fria vai organizar mais nuvens carregadas sobre o centro-sul do Estado e há o risco de temporais. No domingo (11) a frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade ainda devem provocar chuva no Rio Grande do Sul.

Após os temporais que acarretaram em alagamentos em Blumenau-SC, no Vale do Itajaí, há o risco de novas pancadas de chuva rápida tanto no sábado quanto no domingo assim como nas demais áreas da Região Sul. O calor predomina pela manhã e poucas nuvens se formam, mas com o aumento da temperatura e a chegada de mais umidade as chances de chuva forte aumentam e podem ocorrer ao longo da tarde e da noite, mas de forma isolada.

   Sensação térmica passa dos 40°C no Sul  O novo bloqueio é o igual ao do verão de 2014, que gerou a seca que vivemos atualmente? Ache a sua onda e a sua tribo no Climasurf Fique atento aos problemas causados pelo excesso de sol e de calor: insolação, desidratação , cuidados com os alimentos