Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais persistem sobre a Região Sul

20/03/2014 às 02:09
por César Soares

As áreas de instabilidade ainda persistem sobre a Região Sul do Brasil. Dessa vez, os maiores volumes de chuva só mudaram um pouco de localização. Se na terça-feira (18) eles se concentraram mais sobre o litoral norte do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (19) novamente as nuvens carregadas vieram de oeste se deslocando do Paraguai e da Argentina.

Os maiores volumes de chuva se concentraram entre as Missões gaúchas, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Destaque para o município de Palmeira das Missões no Rio Grande do Sul, onde choveu 63% da média normal para Março. Em Foz do Iguaçu no oeste do Paraná, no mesmo período choveu 33% da média climatológica do mês.

As rajadas de vento também vieram com forte intensidade. Elas chegaram aos 71 km/h em Xanxerê-SC e aos 61 km/h no Chuí-RS.

    - COMO SERÁ O PRIMEIRO DIA DE OUTONO NA REGIÃO SUL?

O Outono começa oficialmente às 13h57 desta quinta-feira (20). Uma baixa pressão atmosférica está ao largo da costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esse sistema ainda organiza nuvens carregadas em toda a Região Sul. A chuva não ocorre mais com tanta força quanto nos últimos dias, afinal a temperatura já está mais amena o que tende a enfraquecer um pouco as áreas de instabilidade. No entanto, a chuva ocorre ao longo de todo o dia, e ainda é capaz de gerar grandes volumes acumulados. Como o solo já está bastante encharcado devido a persistência das chuvas desde o começo desta semana, há o risco de deslizamentos de terra.