Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais se espalham pelo oeste do RS

30/12/2014 às 08:34
por César Soares

A aproximação de uma nova frente fria já provoca aumento na quantidade de nuvens e chuva forte em diversas áreas do centro-oeste gaúcho. As imagens do satélite meteorológico mostram a presença de grandes nuvens que são capazes de provocar fortes pancadas acompanhadas de raios.

Os tons em vermelho, azul e branco indicam a presença de nuvens grandes do tipo Cumulonimbus (Cb), segundo as imagens do satélite as áreas que possuem a chuva mais intensa são: a Fronteira Oeste e Noroeste gaúchos.

A presença das nuvens do tipo Cb também provocam o aumento na intensidade do vento em diversas áreas. Na manhã de terça-feira (30), o município de Novo Horizonte, no oeste catarinense, já registrava rajadas de 44 km/h segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

2014 termina com chuva e 2015 começa da mesma forma

Os últimos momentos de 2014 serão marcados por mais chuva em todas as áreas da Região Sul do Brasil. Há o risco de chuva forte inclusive durante a virada para o ano de 2015, as três capitais deverão ter chuva nos primeiros momentos de 2015. Tudo isso por conta tanto do avanço de uma frente fria quanto pela presença de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o sul do Paraguai que também ajuda na organização de mais nuvens carregadas.

Áreas do oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina poderão ter acumulados de chuva de até 200mm até o dia 4 de janeiro. A chuva volumosa tem potencial para causar alagamentos e enchentes. O alerta também é para rajadas de vento acima dos 50 km/h.

Quer saber a previsão do tempo completa para o ano novo em todo o Brasil? Então confira: Previsão para a virada 2015