Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais se espalham pelo Sul do país

01/12/2014 às 09:57
por César Soares

A passagem de uma frente fria trás muitas instabilidades à Região Sul do Brasil. Os volumes de chuva se elevaram bastante desde o último fim de semana e a segunda-feira (01) ainda segue com temporais espalhados principalmente sobre o Estado do Rio Grande do Sul onde chove forte sobre as áreas da Fronteira Oeste, Missões e Campanha. Exatamente como pode ser observado nas imagens do radar meteorológico de Santiago-RS, operado pela aeronáutica.

A imagem do satélite meteorológico mostra o avanço de áreas de instabilidade vindas do sul do Paraguai e do norte da Argentina, nestas áreas há o desenvolvimento de grandes nuvens carregadas que são capazes de provocar temporais.

Confira na tabela, os maiores acumulados na Região Sul registrados pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia.

Frente fria se afasta... Mas chuva continua!

A organização das instabilidades que provocam chuva desde o fim de semana se dá por conta da presença de uma frente fria na costa do Rio Grande do Sul. Ainda nesta segunda-feira as áreas de instabilidade se espalham por toda a Região Sul provocando pancadas de chuva que podem vir com forte intensidade principalmente ao longo da tarde.

Na terça-feira (02) a frente fria se afasta em direção ao oceano, mas a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica vai garantir mais organização de nuvens carregadas sobre a Região Sul. Principalmente o centro-sul e oeste gaúcho estarão sujeitos à temporais generalizados ao longo de todo o dia. No período da tarde chove em todas as localidades.