Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Terça-feira ainda terá chuva na Grande BH

21/10/2014 às 13:33
por César Soares

A frente fria passa pelo Sudeste e já está na costa do Espírito Santo. Mas novas áreas de instabilidade vão circular pelo Estado mineiro e vão provocar chuva forte ao longo da terça-feira (21).

A animação da imagem de satélite mostra a presença de muitas nuvens sobre o centro de Minas

O internauta Bruno Pueyo mandou as imagens do temporais da tarde de segunda-feira (20) na cidade de Belo Horizonte.

Os temporais ocorreram na cidade mineira por conta de duas massas de ar muito diferentes. No local havia uma massa de ar muito seca e muito quente, a passagem da frente fria trouxe uma massa de ar mais úmida e mais fria. O encontro dessas massas de ar de propriedades diferentes favorece a formação de grandes nuvens na atmosfera que são capazes de provocar temporais.

As temperaturas também sofreram alterações com a passagem deste sistema. A menor temperatura registrada no aeroporto da Pampulha na segunda-feira (20) foi de 21°C, nesta terça-feira (21) os termômetros ficaram nos 19°C, por conta dos ventos vindos de sul que transportam o ar um pouco mais frio.

Chuva começa a perder força

A presença do ar úmido ainda favorece a ocorrência de chuva na Grande BH. Entre o final da tarde e o início da noite há o risco de chuva forte, ainda nesta terça-feira (21). Mas as áreas de instabilidade já começam a se afastam do Estado de Minas Gerais e a tendência é de que a quarta-feira (22) tenha mais nuvens do que chuva. O ar seco volta a ganhar força na quinta-feira (23) e a temperatura volta a subir para condições normais nesta época do ano.

As pancadas de chuva devem voltar no sábado (25) por conta do avanço de um ar bastante quente e úmido pela região. Não há previsão de chuva generalizada, as pancadas tendem a ocorrer de forma mais localizada.