Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Teremos mais apagões?

20/01/2015 às 17:32
por Redação

O calor intenso observado no Brasil neste mês de janeiro aliado a chuva até agora insuficiente para encher os reservatórios e as Bacias Hidrelétricas, colocaram à prova a capacidade de geração de energia elétrica no país na última segunda-feira, dia 19.

O nível dos reservatórios das hidrelétricas que abastecem as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, está abaixo de 20% da capacidade. As chuvas têm sido frequentes e volumosas apenas na Região Sul deixando o nível dos reservatórios numa situação mais confortável com quase 70% da capacidade. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) declarou que o Sudeste e o Centro-Oeste, tiveram recorde no consumo de energia elétrica na tarde da segunda-feira, o que resultou vinte minutos depois, às 14h55, em um blecaute que atingiu 11 estados, além do Distrito Federal. A energia foi totalmente reestabelecida às 15h45.

Segundo o ONS em nota oficial, a elevação da demanda no horário de pico e as restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste provocaram a redução na frequência elétrica.

A previsão climática ainda não indica chuva suficiente a curto e médio prazo para reverter o baixo nível das Bacias e reservatórios do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O calor acima do normal é um agravante e os picos do uso de energia tendem a continuar durante este período. Acompanhe o que diz o meteorologista Alexandre Nascimento sobre a expectativa e os riscos que ainda teremos pela frente nos próximos dois anos. Confira: