Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tornados deixam os EUA em alerta

07/05/2015 às 16:44
por César Soares

Entre a tarde a noite da quarta-feira (06) cerca de 39 tornados foram reportados principalmente sobre O estado de Oklahomam no meio-oeste dos Estados Unidos. As agências internacionais de notícias informam uma morte decorrente da presença destes sistemas.

Os radares meteorológicos registraram em Norman, Oklahoma a presença de um tornado forte. É possível na imagem do radar ver a presença de um gancho que indica a presença do fenômeno.

O Hemisfério Norte está na primavera, estação do ano na qual temos a transição da estação mais fria (inverno) para a estação mais quente (verão). E é exatamente nesta época do ano que encontramos o maior contraste térmico nas áreas centrais dos Estados Unidos. O ar mais frio vindo de norte sendo transportado pelo jato subtropical e o ar mais quente vindo das áreas tropicais e equatoriais transportados por diversas correntes, como por exemplo a corrente do Golfo do México.

Os modelos de previsão do tempo indicam uma maior chance de tornados entre Oklahoma, Kansas e Texas.

Os Estados Unidos possuem uma grande malha de monitoramento de tornados. Será que o Brasil está preparado também para monitorar esse tipo de fenômeno? Confira a entrevista da meteorologista Josélia Pegorim com o professor Dr. Carlos Morales do IAG/USP.

O Brasil também já registrou um forte tornado no ano de 2015. Veja o vídeo sobre o tornado de Xanxerê/SC   Veja mais: O Brasil também é terra de tornados