Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tufão Phanfone atinge Tóquio

06/10/2014 às 10:22
por César Soares

Atualizado em 06/10/2014 às 16h35

Conforme o previsto, o tufão Phanfone chegou à Tóquio nesta segunda-feira (06). Segundo a Agência Meteorológica Japonesa (JMA - sigla em inglês) o centro de baixa pressão atmosférica tem 980hPa, os ventos médios sustentados são de 120 km/h e as rajadas são de 175 km/h. De acordo com a escala Saffir-Simpson de furacões, o sistema seria classificado como um categoria 1.

Diversas áreas do Japão estão em alerta vermelho, inclusive a capital Tóquio.

Em seu trajeto, por suas vezes o sistema se intensificou a ponto de ser considerado um super tufão. As imagens do satélite meteorológico mostram o enfraquecimento do sistema. Mas ainda é capaz de provocar grandes temporais nas áreas em laranja.

No momento o sistema se afasta do Japão, mas ainda deixa áreas de instabilidade que podem provocar novos temporais, entretanto com uma intensidade menor.

  Novo tufão se forma no Pacífico Oeste Após a passagem do sistema Phanfone, um novo tufão se formou sobre o Pacífico Oeste e avança por uma rota muito parecida ao do seu antecedente. Com o nome de Vonfong, o sistema tem 965 hPa como centro de baixa, ventos médios de 129 km/h e rajadas de até 185 km/h, segundo informações da JMA. Na escala Saffir-Simpson, o sistema é equivalente a um furacão categoria 2, o que já o classifica como um tufão severo. As previsões indicam a intensificação e há o risco de que ele atinja a categoria de super-tufão. Há o risco de que ele passe pelo sul do Japão.