Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tufão Rammasun causa destruição nas Filipinas

16/07/2014 às 10:04
por César Soares

O tufão Rammasun passou pelas Filipinas e deixou um rastro de destruição. Segundo informações das agências de notícias internacionais já são contabilizados 20 mortos decorrentes das tempestades causadas pelo sistema e 450 mil pessoas estão desabrigadas.

Segundo informações da Agência Meteorológica Japonesa (JMA - sigla em inglês) no momento, o centro de baixa pressão estimado é de 960 hPa, os ventos médios próximos ao centro são de aproximadamente 140 km/h e as rajadas máximas são de 195 km/h. O sistema se desloca para noroeste com velocidade de 40 km/h.

A imagem de satélite ainda mostra uma grande densidade de nuvens que ainda são capazes que provocar chuva forte (tons avermelhados).

Ao passar pelas Filipinas o sistema ainda seria correspondente à categoria 3 na escala Saffir-Simpson que é utilizada para furacões no Pacífico Ocidental e no Atlântico. Atualmente com o enfraquecimento a categoria correspondente seria a 1, de acordo com as estimativas de vento e pressão. No entanto, as águas do mar no sul da China seguem bastante quentes o que pode intensificar o tufão Rammasun ao longo dos próximos dias. Os modelos de previsão indicam que as regiões de Hainan e Hong Kong tem risco de serem atingidas por fortes rajadas de vento e chuva forte.