Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tufão Wipha se aproxima de Tóquio em 48h

13/10/2013 às 21:31
por Josélia Pegorim

O tufão Wipha continua se deslocando no Pacífico Noroeste e avança em direção às ilhas do Japão. No boletim informativo da Agência Meteorológica do Japão das 18h (hora de Brasília, 21 UTC) do domingo, 13 de outubro, os ventos máximos constantes de Wipha, perto do centro da tempestade, eram estimados em 157 km/h, mas com rajadas de até 194 km/h.
Tufão Wipha (direita) avança em direção do Japão. O tufão Nari (esquerda) avançou para o Vietnã e parte de sua instabilidade já atinge atinge terra firme.
Tufão avança para Tóquio O tufão Wipha é avaliado como muito forte e poderá se intensificar um pouco mais nesta segunda-feira, 14 de outubro de 2013, com rajadas de vento de mais de 200 km/h. A trajetória prevista do tufão Wipha indica que o centro do sistema  deve passar pelo oceano entre 15 e 16 de outubro, pelo leste do Japão, mas bastante próximo do continente, inclusive de Tóquio. Praticamente todo o país ficará dentro da área de alerta para chuva intensa do tufão.

Em 2007, um outro grande tufão também recebeu o nome de Wipha e passou por Taiwan e pelo leste da China entre 14 e 19 de setembro de 2007, na altura das províncias  províncias de Fujian e Zhejiang. Este sistema causou ao menos 10 mortes.