Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Umidade baixa deixa Campos do Jordão (SP) em emergência

06/08/2014 às 15:39
por Redação

por Maria Clara Machado

Os índices de umidade relativa do ar caíram muito nesta tarde no Estado do São Paulo e diversas cidades já entraram em alerta, com umidade  abaixo de 20%. Nas últimas horas, estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, registraram umidade de apenas 14% em São Luís do Paraitinga, 17% em Itapira e 19% em Sorocaba. O aeroporto de Congonhas na zona sul da capital paulista registrou também umidade de 19% às 15 horas.

Chama atenção o baixo índice de umidade do ar registrado em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, que caiu para 11% por volta das 14 horas, caracterizando emergência. Toda manhã foi de tempo extremamente seco na região serrana.

O centro de um sistema de alta pressão atmosférica se deslocou sobre o leste da Região Sudeste favorecendo a queda acentuada nos valores de umidade do ar. Esta queda mais brusca pode ser explicada pelo efeito da altitude. Campos do Jordão e Monte Verde, por exemplo, estão acima de 1.200 metros acima do nível do mar. Nestas situações, com o deslocamento do centro da alta pressão, a umidade diminui ainda mais em áreas serranas, explica o meteorologista da Climatempo, Marcelo Pinheiro.

Veja mais: Sudeste amanheceu gelado