Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Brasília e Goiânia com menor umidade de 2014

08/08/2014 às 15:34
por Redação

por Maria Clara Machado

A tarde da sexta-feira foi extremamente seca, especialmente em áreas do interior do Brasil. Às 15 horas, a umidade relativa do ar despencou para 10% no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO). Uberlândia, no Triângulo Mineiro, também registrou 10% de umidade durante a tarde. Na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia o valor foi ainda mais baixo com registro de 9%. Em Uberaba (MG) o índice caiu para 13% e em Brasília (DF) para 12% nos aeroportos de cada cidade.

Todos esses valores são considerados críticos e abaixo de 12% são classificados como emergência, segundo os padrões da Organização Mundial de Saúde.

Nas estações convencionais, onde são realizadas as medidas regulares que são utilizadas para fins de comparação, destas duas capitais também foi verificado um valor muito baixo (muito possivelmente o menor de 2014) para a umidade relativa do ar. Na leitura de 15h, o INMET registrou umidade de apenas 19% em Brasília e de 15% em Goiânia.

Essa secura do ar ainda será sentida durante todo o fim de semana. Uma forte massa de ar seco influencia as Regiões Centro-Oeste e maior parte do Sudeste e valores críticos de umidade poderão se repetir novamente nas horas mais quentes da tarde. É importante não se descuidar da hidratação especialmente de idosos e crianças.