Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

VCAN ainda provoca chuva forte no Nordeste

17/02/2015 às 14:31
por César Soares

A presença do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis Atmosféricos (VCAN) ainda organiza áreas de instabilidade em algumas área do Nordeste a ponto de provocar temporais. É o que acontece com Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde há a presença de chuva forte.

O VCAN já chegou a provocar chuva forte em diversas áreas do leste nordestino. Salvador também chegou a sentir as influências da organização de nuvens carregadas provocadas pela presença deste sistema, tanto que o teto de um camarote chegou a ceder devido o acúmulo de chuva na segunda-feira (16). Não havia a presença de pessoas no camarote durante o ocorrido.

As imagens do satélite meteorológico mostram a presença de nuvens carregadas sobre o Estado do Rio Grande do Norte, Piauí e sul do Maranhão nos tons em verde, azul, branco e vermelho. As áreas em vermelho representam nuvens grandes que são capazes de provocar chuva forte.

VCAN ainda provoca chuva até o fim da semana

O Vórtice Ciclônico ainda vai provocar chuva ao longo dos próximos dias sobre a faixa leste nordestina. O sistema ganha força e as bordas se aproximam das áreas continentais favorecendo a formação de mais nuvens carregadas e chuva. As pancadas de chuva associadas ao VCAN ocorrem de forma rápida, mas podem trazer grandes volumes acumulados em um curto período de tempo o que pode provocar alagamentos.