Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

VCAN provoca chuva forte no Nordeste

16/12/2014 às 13:36
por César Soares

Atualizado às 19h10 de 16/12/2014

  Nuvens bastante carregadas cresce em vários locais do litoral e do interior da Bahia provocando chuva forte e volumosa .     O Instituto Nacional de Meteorologia registrou nesta terça-feira, 16, 111,4 mm de chuva sobre Ipiaú, no leste a Bahia, mas apenas 2 horas, entre 15h e 17h. Esta quantidade de chuva é extremamente elevada para um período de tempo tão curto e suficiente para causar danos e alagamentos. Ainda na Bahia, entre 16h do dia 15 e 16h do dia 16 de dezembro, o Inmet registrou 64,2 mm sobre Ibotirama, 45,4 mm sobre Brumado e 48,6 mm sobre Maraú.   A chuva forte aconteceu em parte pela passagem de uma frente fria pelo extremo sul da Bahia e também pela presença de um VCAN na costa do Nordeste. O VCAN (vórtice ciclônico de altos níveis) é uma circulação de ventos especial observada em torno de 10 km de altitude, comum nesta época do ano. Dependo da posição deste vórtice, áreas de instabilidade se formam sobre o Nordeste provocando pancadas de chuva frequentes, muitas vezes de forte intensidade.

A imagem do satélite meteorológico mostra a presença de nuvens carregadas nos tons em azul em várias áreas do Nordeste.

Os ventos nos altos níveis atmosféricos mostram a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica que favorece a convergência de ventos úmidos. Esse sistema é conhecido em meteorologia como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e são capazes de provocar chuva forte que geram grandes volumes em um curto período de tempo.

Ao longo da semana ainda há a previsão de muitas nuvens carregadas e chuva sobre o Nordeste. Há o risco de chuva a qualquer momento sobre o litoral da Bahia pelo menos até a próxima sexta-feira (19). No sábado (20) e no domingo (21) as áreas de instabilidade perdem força devido ao enfraquecimento do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis.

Você sabia que o VCAN do Nordeste é um sistema bastante característico do Verão? Veja os comentários do meteorologista César Soares no Climatempo News!

    Fotografeotempo! #É tempo de Natal!   Previsão climática para o verão de 2015 no Brasil  A latitude e o tamanho dos dias no verão