Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

VCAN organiza instabilidades no Centro-Oeste

27/01/2015 às 15:25
por César Soares

A presença de um Vórice Ciclônico nos Altos Níveis atmosféricos (VCAN) auxilia na organização de diversas áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste e também sobre algumas áreas do interior do Sudeste provocando pancadas de chuva.

O centro do VCAN está no momento entre o norte da Argentina e o sul do Paraguai e favorece a concentração de muita umidade e no desenvolvimento de grandes nuvens carregadas como mostra a imagem do satélite meteorológico.

O VCAN é um centro de baixa pressão atmosférica que se forma nos níveis altos e médios, entre 6km e 12 km de altitude com relação à superfície. A maior concentração de ventos úmidos ocorre nas áreas das bordas, onde ocorrem o desenvolvimento de grandes nuvens e dos temporais. No centro o ar tende a descer para as camadas superficiais o que impede o crescimento de nebulosidade, ou seja, o predomínio é de sol.

Ainda há o risco de chuva ao longo da noite de terça-feira. Na quarta-feira (28) há o avanço de uma frente fria pelo sul e a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica em superfície entre o Paraguai e a Argentina que vão favorecer a organização de mais nebulosidade e chuva para áreas do Centro-Oeste. Pode chover a qualquer momento e a chuva pode acumular grandes volumes de forma localizada.