Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

VCAN provoca chuva no Nordeste

16/02/2015 às 12:02
por César Soares

A presença de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis Atmosféricos (VCAN) favorece a organização de áreas de instabilidade sobre o Nordeste. Nuvens carregadas crescem em vários locais , principalmente no interior da Região, provocando pancadas de chuva com raios.   O VCAN permanece na costa leste do Nordeste nos próximos dias e vai estimular novas áreas de instabilidade até o fim da semana. Porém, a chuva não é generalizada e nem persistente. O quadro de seca não se altera. Algumas pancadas podem até ser fortes sobre açudes, mas os níveis de armazenamento de água não terão grande elevação até o fim da semana. O mapa mostra a estimativa de chuva para o Nordeste até o dia 21 de fevereiro. As chuvas com maior volume ocorrem no interior.

Chuva forte causa transtornos em Salvador

Desde o domingo (15) de Carnaval que a capital da Bahia tem pancadas de chuva com forte intensidade. Durante a manhã da segunda-feira (16) novas áreas de instabilidade chegaram em Salvador e provocaram pancadas de chuva com intensidade entre moderada e forte acompanhada de trovoadas segundo informações do aeroporto Deputado Luís Eduardo de Magalhães.

A chuva forte que caiu em algumas áreas da capital baiana acarretou em transtornos para um dos tetos de um camarote no circuito Barra/Ondina. Devido ao acúmulo de água, a a estrutura do teto cedeu, mas  segundo as agências de notícias ninguém se feriu.

Até a quarta-feira (18) de cinzas, o tempo será com muitas nuvens e há o risco de chuva forte especialmente à tarde em toda a faixa leste da Bahia. A presença do VCAN ainda vai trazer mais nebulosidade. Há possibilidade de raios. As pancadas de chuva podem ocorrer também em outras capitais.

Nas imagens do satélite meteorológico é possível verificar que as camadas de nuvens giram no sentido horário na costa da Bahia. Este movimento acompanha o giro dos ventos provocados pelo VCAN. Este vórtice ocorre em torno de 10 mil metros de altitude.

Confira a previsão de chuva para todo o Brasil para os próximos 15 dias Dê seu depoimento na campanha BR: vida sem água