Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

VCAN provoca ventania no Nordeste

31/12/2014 às 14:48
por César Soares

O deslocamento do Vórtice Ciclônico dos Altos Níveis Atmosféricos (VCAN) para áreas do litoral norte nordestino favoreceu a formação de nuvens carregadas e ventania sobre áreas do interior do Nordeste.

O modelo de previsão do tempo mostra o deslocamento do centro do VCAN em direção à áreas do norte nordestino, dessa forma as instabilidades encontraram uma massa de ar mais seco e quente. A diferença entre as massas de ar favoreceram a formação de grandes nuvens que provocaram a ventania.

As estações automáticas do INMET chegaram a registrar ventos de até 141 km/h. Em situações de tornado classificados como F1 na escala fujita melhorada são observadas rajadas dessa intensidade.

O meteorologista César Soares comentou as condições meteorológicas que geram esta ventania no Climatempo News.

  VCAN se afasta e as áreas de instabilidade perdem força ao longo dos próximos dias As áreas de instabilidade vão perder força até o fim de semana. Na quinta-feira (01) e sexta-feira (02) ainda há o risco de pancadas de chuva forte em áreas de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte. No fim de semana a chuva ocorre de forma mais rápida e não há previsão de temporais generalizados. Na Bahia o predomínio será de tempo firme, sol forte e calor por conta da presença do ar seco.