Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Veja como dormir bem nas noites quentes

14/01/2014 às 14:41
por Redação

Se as noites quentes incomodam, o conselho é começar a se preparar: a previsão é que as temperaturas continuem altas pelos próximos dias. Uma das principais dificuldades que aparecem nessa época de verão é na hora de dormir - e isso não é frescura. Quanto maior a temperatura do corpo, maior será o desconforto na hora de tentar se desligar. E o problema em dormir pouco não é apenas pela sensação de sono ao longo do dia, mas também pelo desencadeamento de outras condições mais graves, como a depressão e a obesidade.

Para ajudar a resolver esse problema noturno, alguns procedimentos para completar as oito horas de sono são recomendados por neurologistas e profissionais de Institutos do Sono.

1 - Ventilar o quarto: janela aberta, ventilador ou ar condicionado são essenciais para deixar a temperatura amena. O ideal é que o quarto esteja fresco o suficiente para se sentir confortável ao se cobrir com um lençol. 2 - Usar lençol de algodão: ao invés de tecidos sintéticos, algodão e linho são materiais que absorvem o suor. Tomar um banho morno antes de dormir também ajuda a encarar o calor. 3 - Umidificar o ar: as pancadas de chuva são características do verão, mas há determinados períodos de seca que deixam o ar mais seco. Por isso, umidificadores de ar, bacias com água e toalhas úmidas ajudam a melhorar o ambiente. 4 - Dormir de lado: o recomendado, não só no calor, é dormir de lado com a cabeça reta e uma almofada entre as pernas. A pior posição para o sono é de bruços, pois o peso do corpo contra o colchão comprime o peito e dificulta a respiração, além de causar problemas à postura e à coluna. 5 - Evitar o álcool: apesar de causar a sensação de sonolência, o sono depois de beber é sem qualidade e a pessoa desperta precocemente. A bebida também induz o ronco. 6 - Beber água durante o dia: repor o líquido perdido com a transpiração durante o dia e tomar menos água à noite faz com que seja menor a vontade de ir ao banheiro enquanto dorme, e isso evita atrapalhar o sono. Normalmente, recomenda-se 1,5 litro de água por dia. 7 - Refeições leves antes de dormir: o ideal é fazer a última refeição até duas horas antes de dormir. À noite o metabolismo fica mais lento e a posição horizontal não favorece a digestão, por isso a recomendação de refeições leves. 8 - Ter uma rotina: dormir e acordar no mesmo horário é uma forma de treinar o organismo para saber quando o metabolismo deve ser ativado ou desativado. 9 - Evitar atividades estimulantes: até uma hora antes de dormir, o recomendado é desligar o telefone, a televisão e o computador, porque a luz emitida por esses aparelhos atrapalha a produção de melatonina, hormônio responsável por induzir a sensação de sono. 10 - Apagar as luzes: a melatonina, hormônio responsável por induzir a sensação de sono, só é produzida no escuro. Por isso, o quarto deve ficar completamente escuro.