Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventania, calorão e expectativa de chuva

20/08/2009 às 21:19
por Josélia Pegorim

Ventania na costa sul e sudeste

Uma área de baixa pressão atmosférica se organiza na costa sul do Brasil nesta sexta-feira, gerando um ciclone extratropical associado com a frente fria que provoca chuva no Rio de Janeiro. A baixa pressão favorece o aumento da intensidade dos ventos no  Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro, especialmente em áreas litorâneas. As rajadas de vento em mar aberto podem passar um pouco dos 80 km/h. Nas praias, desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, o vento das direções sudoeste e sul sopra moderado a forte e algumas rajadas podem variar de 60km/h a 80 km/h. O mar está subindo e fica agitado até sábado nestas regiões. Picos de ondas com 2,0 m poderão ocorrer já nesta sexta-feira em praias gaúchas e catarinenses. Entre o Paraná e o Rio de Janeiro, o mar sobe no decorrer do dia e as ondas devem chegar a 1,5 m até a noite. No sábado, ondas de 1,5m a 2,0m ai da poderão ser observadas em vários locais em entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro. Ainda venta forte no sábado, mas no domingo o vento e o mar acalmam.

Novo recorde de calor em Goiânia

A tarde desta quinta-feira, dia 20, foi a mais quente do ano até agora em Goiânia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima chegou a 35,6ºC na capital de Goiás. O recorde anterior era de 34,6ºC registrado ontem e também nos dias 4 e 6 de março.

Brasília registra a segunda maior temperatura de 2009

A tarde desta quinta-feira foi a mais quente do inverno e também a mais quente desde o dia 06 de março na cidade de Brasília. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia a máxima de hoje chegou a 30,7ºC na capital federal. Foi a segunda maior temperatura do ano. O recorde de calor do ano é de 31ºC, que foi verificado exatamente neste dia 6 de março. Hoje à tarde tivemos temperatura de 31ºC no aeroporto JK. A umidade caiu para 13% às 14h.

Belém bate o recorde de calor do ano, de novo

A quinta-feira foi ensolarada em Belém e a capital do Pará bateu novo recorde de calor, pelo segundo dia seguido. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura às 15 horas chegou aos 34,8ºC. Este valor superou a máxima de ontem que foi de 34,6ºC, que era o recorde de calor de 2009.A capital do Pará tem tido dias quentes e ensolarados, com poucas nuvens. Não chove desde o último sábado, 15 de agosto Belém vai continuar com sol forte, muito calor e pouca chuva nos próximos dias. Mas Goiânia e Brasília vão receber ventos polares e pouco de umidade. A expectativa é de que chova em Goiânia já nesta sexta-feira. Em Brasília, as pancadas de chuva devem ocorrer no fim de semana. Nas duas capitais, como em todo o Estado de Goiás e na maioria das áreas do Centro-Oeste, chove em agosto é coisa rara. Mais raro ainda é chuva com granizo e em Brasília. Pois isto já aconteceu.