Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Quarta-feira com risco de chuva no leste de SC

12/05/2015 às 09:55
por César Soares

Atualizado em 12/05/2015 às 15h05

As rajadas de vento continuam fortes em áreas de Santa Catarina desde a madrugada da terça-feira (12). Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) o vento chegou aos 107 km/h entre a noite da segunda-feira (11) e a madrugada da terça-feira em Bom Jardim da Serra/SC. O Cabo da Santa Marta também teve ventos fortes registrados que chegaram aos 115 km/h. Durante a manhã da terça-feira as rajadas de vento já estavam em 80 km/h na estação do Morro da Igreja que fica em Bom Jardim da Serra.

A chuva também veio com forte intensidade. Confira os maiores acumulados de chuva no período de 24 horas segundo informações das estações meteorológicas do Epagri/Ciram.

A chuva ainda vai ocorrer em áreas do litoral da Região Sul durante a semana. Principalmente sobre os litorais catarinense e paranaense, tudo por conta da circulação de ventos na borda da alta pressão atmosférica que acaba lançando a umidade do mar em direção à faixa leste.

As demais áreas da Região Sul tendem a ter um tempo firme com muito mais sol do que nebulosidade, mas ar polar não vai deixar a temperatura subir tanto. As madrugadas ainda ficam mais frias devido a rápida perda de calor na atmosfera em uma condição de poucas nuvens, as tardes tendem a ficar agradáveis.   Mar agitado e risco de ressaca

Mesmo com o afastamento do sistema de baixa pressão atmosférica, a presença de um sistema de alta pressão que vai se posicionar na costa da Região Sul vai fazer com que o vento ganhe pista, ou seja, fique organizado soprando em uma mesma direção e favorecendo a perturbação do mar. O mar vai ficar agitado pelo menos até a quarta-feira (13). Há o risco de ressaca e as ondas podem chegar aos 3,5 metros.