Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventania na Região Sul

07/11/2014 às 10:28
por César Soares

Os temporais se espalharam pela Região Sul do Brasil conforme o previsto pela Climatempo. Houve a ocorrência de grandes pedras de granizo na região central do Paraná.

As imagens do satélite meteorológico mostram a presença de grandes áreas de instabilidade que favorecem a formação de grandes nuvens. Os tons em amarelo que vem do Paraguai e em vermelho que já estão sobre o oeste catarinense são as áreas nas quais as nuvens provocam o tempo mais severo.

A presença de grandes nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) são capazes também de provocar ventania. As estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chegaram a registrar rajadas de vento de até 111 km/h.

O radar meteorológico do Morro da Igreja em Santa Catarina mostra o avanço de fortes áreas de instabilidade pelo Estado. A chuva varia de intensidade moderada a forte em diversos áreas, tons em laranja, e vem acompanhada de raios.

  Chuva enfraquece no fim de semana

Na sexta-feira (07) a frente fria ainda provoca a organização de instabilidades e pancadas de chuva com forte intensidade. Há o risco de temporais especialmente ao longo da tarde.

Com o afastamento da frente fria em direção ao Sudeste, a tendência é de enfraquecimento das áreas de instabilidade e o sol já volta a aparecer, mas sempre acompanhado de muitas nuvens. A temperatura sobe um pouco, mas não chega a fazer muito calor. No domingo (08) o sol aparece novamente e a nebulosidade um pouco mais densa no litoral se deve a circulação de ventos úmidos vindos do mar que não conseguem provocar chuva.