Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventania no Sul : rajadas de vento chegam aos 115 km/h

16/09/2013 às 14:43
por Josélia Pegorim

Ventania no Sul do Brasil

Uma frente fria entrou no Sul do Brasil com muita chuva e também ventania. O relevo nas regiões serranas ajudou a aumentar a velocidade dos ventos que até passaram dos 100 km/h.

Na madrugada e manhã da segunda-feira, 16 de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou várias rajadas de vento acima dos 100 km/h no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. A mais intensa alcançou 115 km/h, às 10h. No sul de Santa Catarina, no cabo de Santa Marta, uma rajada alcançou 99 km/h, às 6h e outra atingiu 90 km/h, às 7h. A região de Morretes, no litoral do Paraná e de Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul tiveram rajadas de 67 km/h. Ciclone extratropical Ainda há risco de ventania no Sul nos próximos dias. Um ciclone extratropical se forma nesta terça-feira entre o Rio Grande do Sul e a província de Buenos Aires e vai provocar fortes rajadas de vento especialmente no sul e litoral gaúcho e também no litoral da província de Buenos Aires e no Uruguai. Mas até a quarta-feira, as rajadas intensas podem ocorrer também na serra gaúcha e catarinense e no litoral de Santa Catarina. Algumas rajadas podem superar os 100 km/h.

O vento enfraquece a partir de quinta-feira com o afastamento do ciclone extratropical para alto-mar. A passagem deste sistema vai deixar o mar agitado no Sul e no Sudeste a partir quarta-feira. Pode haver ressaca no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.