Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Vento passa de 70 km/h na Grande SP

09/07/2015 às 12:20
por Josélia Pegorim

Por que o vento está forte em São Paulo

Desde o fim da tarde de ontem, fortes rajadas de vento estão ocorrendo na Grande São Paulo e em diversos locais do Estado de São Paulo. As rajadas de vento superaram os 40 km/h em vários momentos. Na manhã desta quinta-feira, 9 de julho, o vento ficou ainda mais forte na região da capital e uma rajada alcançou 72 km/h, às 10h38, na região do aeroporto de Congonhas.

 

 

O vento forte é provocado por um ciclone extratropical que se formou durante a tarde e noite da quarta-feira, 8 de julho, sobre o Sul do Brasil. Este sistema provocou chuva forte e vento forte também em locais das Região Sul. Em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, rajadas de até 92 km/h foram medidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia na madrugada.

 

 

O centro de baixa pressão (B) do ciclone extratropical já está sobre o mar, no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e se afasta cada vez mais do Brasil até a noite. As rajadas ainda podem ser moderadas à tarde e vão parando à noite. Nesta sexta-feira, este ciclone extratropical não terá mais influência nos ventos sobre o Brasil.

 

 

São Paulo tem sol e pancadas de chuva no feriadão. Confira a previsão!