Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventos passam de 70 km/h no litoral do Nordeste

16/07/2015 às 15:24
por Josélia Pegorim

Ventos moderados a forte e intensas rajadas de vento, entre 50 km/h a mais de 70 km/h estão sendo observadas nesta quinta-feira sobre diversas áreas do Nordeste. Até 14 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a mais forte nos locais onde há instrumento de medida da velocidade do vento foi de 72 km/h em Calcanhar, no litoral do Rio Grande do Norte. Na região de João Pessoa, as rajadas ventos alcançaram velocidade de 55 km/h.

 

 

Estes ventos constantes moderados e as fortes rajadas não são provocados por nuvens carregadas ou ciclones extratropicais, como é comum ocorrer no centro-sul do Brasil. O gerador dos ventos intensos é uma grande e forte centro de alta pressão atmosférica que está na costa da Região Sudeste.

 

 

Perto do centro de alta pressão os ventos são fracos, mas longe, no limite mais externo da influência deste centro de pressão, os ventos são fortes. No mapa, a cor e o tamanho das setas indicam a velocidade dos ventos. Repare que perto do centro (letra A), as setas são pequenas e indicam ventos fracos. As setas roxas são ventos moderados a fortes. Algumas foram ressaltadas apenas para melhor compreensão.

 

Este centro de alta pressão vai continuar forte na costa da Região Sudeste até o começo da semana que vem e depois enfraquece, o que vai fazer com que os ventos diminuam.

Estes ventos moderados e constantes também trazem bandas de nuvens de chuva do mar para o litoral leste do Nordeste. Estas nuvens não têm raios, mas podem provocar chuva moderada e vão continuar espalhadas pela costa leste nordestina por vários dias.

 

 

 

Além disso, estes ventos deixam o mar agitado. Ondas de 3 metros podem ocorrer nesta sexta-feira no litoral entre Pernambuco e Sergipe.  Fique atento ao alerta de ressaca.

 

Entenda porque está ocorrendo a forte agitação no mar .

 

Confira a Previsão para o Nordeste