Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Virada Esportiva em São Paulo - 20 e 21 de novembro

19/11/2010 às 10:02
por Josélia Pegorim

Nest
e fim de semana acontece a 4ª Virada Esportiva na cidade de São Paulo, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Serão 36 horas seguidas de agitação e mais de duas mil atividades para fazer todo mundo se mexer de manhã, de tarde, de noite e até de madrugada, em todas as regiões da capital paulista. Este ano a expectativa de público é superior a do ano anterior, quando cerca de 3 milhões de pessoas participaram. As atividades serão realizadas das 9 horas do sábado, dia 20 até às 21 horas do domingo, dia 21. Se o tempo ajudar, o evento promete muita diversão, desafios e oportunidade para conhecer e experimentar as mais variadas modalidades esportivas. Confira os detalhes das condições do tempo na capital paulista neste fim de semana.

Sábado – 20 de novembro

Para aproveitar o maior número de atividades da Virada Esportiva, muita gente vai sair de casa cedinho de ônibus, metrô, à pé ou de carro. Na mochila, não pode faltar água, algo rápido e saudável para comer, óculos escuros, chapéu, boné e o protetor solar. Não descuide no uso do protetor solar, pois a previsão é de São Paulo tenha um sábado com sol forte e temperaturas elevadas quase o dia todo. A estimativa é de que os termômetros fiquem horas acima dos 30ºC na tarde do sábado, podendo alcançar os 33ºC em várias áreas da cidade. De manhã cedinho, a temperatura fica amena e muita gente poderá sentir uma leve sensação de frio. Mas ela deve passar logo. Com o sol forte já nas primeiras horas do dia, a temperatura vai subindo rapidamente pela manhã. Há um detalhe sobre o sol desta época que é desconhecido, ou pouco lembrado, da maioria das pessoas. Como estamos no horário de verão, o sol que sentimos está sempre com uma hora de atraso. Isto faz muita diferença no aquecimento do ar e na sensação de calor. O sol da 1 hora da tarde é o sol do meio-dia. Às 5 horas da tarde sentimos o sol das 4 horas. Neste sábado, o sol aparece no horizonte às 6h11 e vai se por às 19h33, ou sete e meia da noite! São 13 horas e 22 minutos de sol e que promete ficar forte muitas horas. Vai faltar nuvem para fazer sombra. Então, use e abuse do protetor solar. Outra coisa que vai aumentar o desgaste físico é o ar seco demais no sábado que vem. Será preciso ingerir muito mais líquidos do que de costume. Os níveis de umidade do ar durante a tarde devem ficar em torno dos 20% por várias horas, bem abaixo do recomendável para o conforto das pessoas. O tempo vai ajudar o sábado com o sol e o calor que são convidativos para as atividades ao lar livre. Curta a Virada Esportiva, mas fique ligado nas condições do tempo, pois sol demais também faz mal e calor de mais de 30ºC costuma derrubar muita gente. Não há previsão de chuva para o sábado e a noite será quente. As roupas devem continuar leves.

Domingo – 21 de novembro

A Balada Esportiva é um dos eventos da 4ª Virada Esportiva em São Paulo. As atividades começam no fim da tarde do sábado e rolam até as 5 horas da madrugada do domingo. Tem que ter muita energia e disposição, mas o tempo também vai ajudar. A madrugada do domingo deve ser abafada, bem diferente do friozinho sentido nos últimos dias. Não há expectativa de chuva, apesar da presença de algumas nuvens. O domingo amanhece com sol e a sensação de calor já será grande pela manhã. As roupas devem continuar leves por conta das atividades esportivas, mas também do abafamento. São Paulo terá sol durante quase todo o domingo, porém com maior quantidade de nuvens do que no sábado. São esperadas algumas pancadas de chuva a partir do meio da tarde. Mas se a chuva incomodar ou impedir alguma das atividades da Virada Esportiva, será só no fim da tarde e nas primeiras horas da noite. Mesmo com a chuva, a sensação de abafamento deve persistir ao anoitecer e durante a noite do domingo. A temperatura no início da manhã, entre 6 e 8 horas, deve variar de 18ºC a 21ºC. Durante a tarde os termômetros devem alcançar 30ºC ou um pouco mais, em praticamente toda a cidade. Além da Virada Esportiva, no domingo, a cidade recebe uma das mais tradicionais e disputadas provas de corrida de rua do Brasil. Trata-se da  Samsung 10K Corpore São Paulo Classic / 9º Troféu Zumbi dos Palmares, corrida que faz parte do calendário oficial de eventos de São Paulo e tem chancela da AIMS (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua). Com percursos de 10km e 3km pela região do Ibirapuera e arena no estacionamento da Assembleia Legislativa, o evento, que terá largada às 8h, trará diversas ações para entreter e encantar os participantes.